Boa Cama Boa Mesa – Vinho Tinto…com marisco?

Conheça as sugestões de Miguel Martins, sommelier e fundador da Sommelier Concierge, que fazem parte do guia de vinhos oferecido com o Expresso no próximo sábado, 9 de outubro.

Na primeira edição, dedicada aos tintos, Miguel Martins, sommelier e fundador da Sommelier Concierge propõe uma viagem por Portugal, harmonizando vinho tinto com marisco. O ponto de partida é o Algarve e o desafio é “iniciar com um clássico, uma cataplana de amêijoas com tomate, cebola, pimento e chouriço, para dar sabor e um tinto. Não inventei nada, isto é feito há anos e faz sentido. Villa Alvor Negra Mole, excelente exemplo de uma casta pouco conhecida” é o vinho proposto.

Subindo a costa Vicentina, Miguel Martins sugere uma paragem em Vila Nova de Mil Fontes “para desfrutar de uns mexilhões em molho de tomate e pimentos. Nada melhor do que um vinho fresco e elegante, Vicentino Naked Pinot Noir, sente-se a brisa do mar no copo”. Mais acima, continua o responsável pela Sommelier Concierge, em Sesimbra, prove uma “aveludada sopa de lagosta. A harmonização? Monte Bluna Tinta Miúda, um vinho de Arruda. Combinação incrível!” Já no Minho a proposta são “os suculentos carabineiros fritos do Atlântico Norte e ligeiro toque picante com verde tinto, Pardusco, uma escolha acertada”.

Cruzando o oceano, diz Miguel Martins, na ilha da Madeira, experimente “a intensidade do Ouriço do Mar com a mineralidade do Ilha Tinta Negra”. E faça uma última paragem, nos Açores, para “combinar cracas grelhadas com a salinidade e frescura do Vulcânico Tinto”. Termina com uma recomendação: refrescar os vinhos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *